Atividade Complementar Unidade 1
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Disciplina: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Docentes Responsáveis: GLAUCIA DO SOUZA MUNHOZ
OSMAR GASPARETTO
COMPONENTE DA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES – UNIDADE 01
Discente: Adriano Bachetta Meira
MARINGÁ
2015
I – Leitura dos Textos:
01 – SOUZA, Mariana Mayumi de; CALBINO, Daniel. “Pessoas” são “Recursos”? - Raízes arqueológicas de mudanças no discurso da Administração. Anais ... XXXIV EnANPAD, setembro de 2010.
02 – VIEIRA, Carolina Belli et. al. Motivação na Administração Pública: considerações teóricas sobre a aplicabilidade dos pressupostos das teorias motivacionais na esfera pública.
Revista ADMpg Gestão Estratégica, v. 4 n. 1, 2011.
II - Questões a serem respondidas após a leitura dos textos:
1 – Quais razões levaram à discussão da utilização do termo “recursos” para se referir às pessoas que trabalham? A mudança do termo para “gestão de pessoas” trouxe valorização desses trabalhadores? (avaliação da 0,0 a 2,0 pontos)
R: Com a evolução da sociedade e a era da informação a todo vapor, as mudanças ocorridas no RH, possibilitou funções mais amplas do que antes, passando de selecionar, contratar, cuidas dos benefícios e folha de pagamento a ter uma visão holística do negócio, participação no planejamento estratégico, atendendo às necessidades de quem contrata e de quem é contratado, trabalhando pelo crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade da organização.
O termo RH remete a valores pejorativos, onde rotula os trabalhadores como objetos passivos dentro das organizações, devendo esse termo ser repensado, pois os trabalhadores, mais do que recursos, são colaboradores e apoiadores.
Recurso caracterizava como o único recurso vivo e dinâmico dentro das empresas, com estrutura organizacional burocrática, em formato piramidal e centralizador, focando na departamentalização funcional.
A