Atividade Colaborativa
Gestão do Conhecimento
OSASCO
2014
Trabalho 1º Semestre – Administração
Gestão do Conhecimento
OSASCO
2014
Relatório
Esse relatório trata do estudo do modelo de criação de conhecimento de Nonaka e Takeuchi aplicando a teoria para o salvamento da empresa Casas Soberba.
Nossa empresa de consultoria, Hirayama, tem como objetivo principal reerguer a Casas Soberba que se encontra numa crise por falta de inovação, principalmente a falta de troca de conhecimento e liberdade de criação dos funcionários.
Uma forma de valorizar o capital intelectual da empresa é transformando todo o conhecimento como principal fonte para a inovação sendo assim compartilhar as idéias de funcionários de cada rede, que seria o conhecimento tácito e explicito adquirido por eles ao longo dos anos de trabalho sendo dividida por meio da Socialização, externalização, combinação e internalização onde esse conhecimento tácito possa fazer parte da cultura da organização. Uma sugestão é que haja uma interação a cada dois meses de funcionários de redes diferentes, aonde o funcionário de uma determinada loja vá para outra para aprender o seu funcionamento e compartilhe a sua experiência, sendo assim ele levará para a sua rede um conhecimento e também dividirá o seu com a outra rede.
A empresa tem que se tornar numa organização que aprende visando sempre ter um sistema aberto ou “vivo” onde as mudanças são a base que a empresa precisa para se manter no mercado, sempre estar atenta no que ocorro no ambiente externo através de análises, pesquisas, estudos etc. Temos cinco componentes essências para a uma organização que aprende: Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizado em equipe e pensamento sistêmico.
Para a valorização do conhecimento dentro da empresa devem-se quebrar as barreiras que há na comunicação e investir na idéia dos colaboradores, dando espaços para eles em inovar e trazer idéias, criar reuniões