atividade colaborativa
.
ATIVIDADE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM
MÓDULO 2
Escola: E.M.E.F. Vereador José Carlos de Freitas
Inep: 35437219
Autores: Daniela Martines Gonçalves, Emerson Ascioli de Sousa, Joelma de Oliveira Porto, Patrícia Cristiane Martins, Rosemeire Tre Leite Guimarães dos Santos, Tânia Regina da Silva.
Tutor(a) Fabiana Oliveira da Cunha
Junho, 2014
Mongaguá- São Paulo
Caracterização do uso de drogas na unidade escolar fatores de proteção e risco
A comunidade no entorno da escola é muito vulnerável aos vícios, incluindo familiares de nossos alunos, não dispomos de material quantitativo, mas podemos identificar o tabagismo e o alcoolismo como as drogas lícitas mais utilizadas, havendo também o consumo de maconha. Esses dados foram coletados pelos componentes do grupo nas salas de 8º e 9º anos.
Os problemas mais evidentes em relação ao uso de drogas entre os discentes apresentam-se quanto ao comportamento agressivo e/ou depressivo dos mesmos; na busca de solucionarmos o problema, convocamos os pais do aluno e, o que se reflete com a presença de seus responsáveis na escola é que o problema tem início no ambiente familiar, visto que os mesmos são coniventes com o vício do educando por também fazem uso da mesma droga ou substâncias mais agressivas à saúde.
Alguns alunos moram com os avós porque são filhos de dependentes, sobretudo de crack e já presenciaram cenas deploráveis como a de uma aluna que faltou vários dias na escola para ir até São Paulo com a avó procurar a mãena “cracolândia”, do centro da cidade, conseguiram internação. O filho mais novo, um bebê ficou com a tia e, duas semanas depois a mãe estava de volta na mesma situação, conversamos muito com essa aluna para que ela