Atividade Colaborativa Escravid O Seculo XX

619 palavras 3 páginas
Atividade Colaborativa

1. De que forma podemos perceber que a maioria das pessoas se comporta como se a escravidão no trabalho simplesmente não existisse mais?
Hoje em dia, as pessoas fingem não saber de nada, que não existem trabalhadores em circunstância de escravidão, e se existe é algo que não acontece sempre, pois temos uma idéia que os escravos eram castigados em praça pública, e que isso é coisa do passado.
2. Qual é a responsabilidade governamental e das empresas do setor privado frente à escravidão no trabalho contemporâneo?
Punir, pois a justiça é lenta e a lei é fraca com os infratores, devem criar leis mais rigorosas com pessoas que agem dessa forma, e propiciar educação de qualidade para a sociedade.
3. Como poderíamos nos tornar agentes contra a escravidão no trabalho em pleno século XXI?
Denunciando, qualquer situação de trabalho escravo ou quase escravo.

A escravidão já existia desde o mundo antigo onde era a cultura da época, onde pessoas ricas, fazendeiros ou com poderes, tratavam pessoas como uma espécie de propriedade onde eram trancadas, apanhavam em praça pública, não tinha os direitos de cidadão, trabalhavam sem retorno financeiro apenas para ser criado e fazer a tarefas domesticas. Normalmente essas pessoas mantidas como escravos eram negros.
No mundo atual não muda muita coisa, pois ainda existe a escravidão, só que de uma maneira diferente de escravidão, que é muito vantajosa para empresários, pois é uma mão de obra barata, que contrata o funcionário para trabalhar em situações desumanas, oferecendo falsas promessas de trabalho, ou até mesmo para pagamento de dividas. Normalmente essa ação acontece devido à situação socioeconômica do país, onde as presas mais fáceis são mulheres, imigrantes, pessoas pobres sem conhecimento e principalmente o governo que não criam leis rigorosas que punam pessoas que agem dessa forma.
Comparando a escravidão antiga com a atual a idéia é a mesma, pois pessoas são colocadas para

Relacionados