Atividade-Case
Carla Rossi trabalha como analista de organização e método em uma grande organização nacional. Seu trabalho é baseado no seguinte método:
1. Ela se dedica a duvidar de tudo o que existe na empresa
2. Analisar e decompor os processos existentes
3. Sintetizar e recompor tais processos de maneira organizada
4. Verificar que nada tenha sido omitido
Faça uma correspondência entre o método de trabalho da Carla e o método cartesiano.
1. Não é verdadeiro até que se saiba com evidência, portanto, Carla precisa verificar se as informações que são passadas a ela são reais, se documentos são verdadeiros, se a empresa está fazendo tudo conforme o procedimento de sua organização, e nada do que é passado para ela é real ou verdadeiro até que ela confirme o que lhe foi passado.
2. Dividir em pedaços e analisar suas partes individualmente, portanto, em cada processo, Carla separa por partes e analisa cada uma delas, desta forma, fica mais organizado e fácil de reconhecer e corrigir erros dos processos que, se não separados e analisados individualmente poderiam não ser identificados, trazendo futuros problemas para empresa e para Carla por não ter verificado e corrigido o problema.
3. Ordenação dos pensamentos, dos mais fáceis para os mais difíceis, neste princípio Carla reorganiza os processos de forma que fique mais fácil de identifica-los, por exemplo, separar documentos por mês/ano é uma forma de encontrar o que se precisa mais rapidamente.
4. Conferência, Carla confere tudo o que foi feito, todos os processos que ela efetua, neste momento são verificados novamente, identificando se houve alguma falha, e nesta conferência tudo tem que sair correto de suas mãos, pois os processos que ela efetua são muito organizados, portanto, erros devem ser incomuns, além de todo o processo de separação e organização de seu trabalho, Carla ainda faz esta conferência geral, e após isto, nenhum erro deve ser encontrado.