Atividade 1 Case Natura
1) Quais foram as razões pelas quais a Natura obteve o sucesso no planejamento da sua Governança Corporativa? R: Desde o início, seus fundadores sempre se preocupavam em implementar ações que aumentassem a credibilidade da empresa no Mercado. Por tal razão, passou a adotar práticas visando construir um ambiente corporativo democrático e participativo. Antes mesmo de abrir seu capital para investidores externos, a empresa já uma plataforma de governança estruturada com um Conselho de Administração ativo. Uma das principais razões de seu sucesso no planejamento de sua governança corporativa, reside no Conselho de Administração da Natura. Observa-se que há dentro do Conselho a preocupação com crenças e valores da organização e preservação dos fundamentos da empresa. Observa-se ainda, a presença de fundadores, busca de consenso, amizade e proximidade entre seus integrantes, liberdade de expressão e respeito às divergências, acompanhamento pari passu dos temas de pessoas e projetos estratégicos. Não deixando que a vontade de maximização de lucros pudesse afastar seus fundadores e/ou executivos dos propósitos e compromissos sociais, economicos financeiros e ambientais da empresa.
Outra característica é a formação de um Conselho de Administração forte e justo, que remunera bem seus conselheiros, e o fator primordial é que dos 6 conselheiros externos, apenas 1 é exclusivo da Natura, o que atenua os possíveis conflitos. Ademais, o conselho é avaliado permanentemente visando a busca de pontos para correção de rumo e da própria governança além de alinhar-se com as melhores práticas de governança corporativa.
De tal forma, que o sucesso do planejamento de sua governança corporativa reside na combinação dos valores de senso de justiça, transparência, prestação responsável de contas e conformidade Legal (Fairness, Disclosure, Accountability e Compliance). E através da constituição de um Conselho de Administração independente.
2) Dentro as