Atividade capitulo i parte i gestores do sus
Modelo Mágico-Religioso ou Xamanístico Consiste na concepção das causas das doenças tanto aos elementos naturais quanto aos espíritos sobrenaturais. As relações com o mundo envolviam Deuses e Espíritos bons e maus.
Modelo Holístico Esse modelo traz a concepção de equilíbrio, a saúde era entendida como “o equilíbrio entre os elementos e humores que compõem o organismo humano”.
Modelo Empírico-Racial (Hipocrático) Nesse modelo a saúde consiste no equilíbrio dos humores. No qual o cuidado dependia de uma compreensão dos desequilíbrios buscando atingir o equilíbrio.
Modelo de Medicina Cientifica e Ocidental (Biomédico) Esse método tem as raízes vinculadas ao renascimento. O método de Descarte (século XVI e XVII) definiu as regras que se baseiam os fundamentos do enfoque sobre o conhecimento. Esse método consiste em tratar o corpo parte por parte.
Modelo Sistêmico Tem a ideia de que o sistema é entendido como o conjunto de elementos que se relacionam, e que ao afetar um dos elementos sistematicamente se afeta os demais. Conforme este modelo um problema de saúde é entendido como uma sistemática no qual o sistema epidemiológico se constitui num equilíbrio dinâmico.
Modelo da Historia Natural das Doenças (Modelo Processual) Busca explicações casuais na Historia Natural das Doenças (HND), esse modelo visa o acompanhamento do processo saúde doença que compreende a inter-relação do agente causador da doença.
O sistema demonstra uma dimensão de todo o ciclo qualitativamente. Demonstrando ainda os diferentes níveis de complexidade de recursos e ações.
Os modelos demonstram a evolução da relação dos processos saúde doença, onde primeiramente era abordadas as relações com o sobrenatural, passando pela preocupação pelo equilíbrio chegando ao tratamento fragmentado das partes pertencentes ao sistema, o que futuramente contribuiu para o entendimento de que o sistema é entendido como um ciclo sistêmico, onde