Atividade Avaliativa
DISCIPLINA DE ÉTICA
PROFESSOR: FRED CARLOS TREVISAN
A EVOLUÇÃO DA ÉTICA NO CONTEXTO HISTÓRICO
Em nosso cotidiano, frequentemente nos encontramos diante de situações nas quais a nossa decisão depende do que julgamos ser correto fazer. Sempre que nos encontramos diante de uma decisão que envolve o julgamento do que é certo ou errado e, a partir do qual, vamos orientar nossas ações, estamos atuando dentro do campo da Ética. Neste capítulo, vamos conhecer os fundamentos da Ética e evolução no contexto histórico.
O conceito de Ética que hoje conhecemos e praticamos teve sua origem no pensamento socrático. Foi Sócrates quem primeiro deslocou inteiramente seu interesse investigativo da natureza para o homem e, somente a partir desse deslocamento é que ele começou seus ensinamentos em Atenas. Nas falas de Sócrates, podemos encontrar proposições de caráter ético que se manifestam em forma de virtude, para Sócrates um homem sábio é antes de tudo um homem virtuoso. Dessa forma, a ética é apresentada como virtude e um homem ético é um homem virtuoso.
Se há na história da filosofia um personagem cuja existência é um mistério, esse personagem é Sócrates. Tão emblemático e essa referência aparece claramente citada por Xenofonte:
Quanto a ele [Sócrates] discutia constantemente tudo o que ao homem diz respeito, examinando o que é o piedoso e o ímpio, o belo e o vergonhoso, o justo e o injusto, a sabedoria e a loucura, o valor e a pusilanimidade, o Estado e o homem de Estado, o governo e o governante e mais coisas deste jaez, cujo conhecimento lhe parecia essencial para ser virtuoso e sem o qual se merece o nome de escravo.
(Xenofonte, Memoráveis I, 1, 16)
Fica claro no texto de Xenofonte que “tudo o que ao homem diz respeito” são, na verdade, os valores humanos. Por essa razão que Sócrates afirmava que para ser virtuoso, antes é preciso conhecer e ponderar sobre os valores humanos. Entretanto, o mérito de Sócrates