Atividade Avaliativa - Pronomes
2. Leia:
O mistério da casa
PRESTE ATENÇÃO À SUA CASA. Ela tem alma, é praticamente uma pessoa. Só falta batizá-la, dar-lhe nome cristão. Afinal ela fala, suspira, arfa, reclama. Faz quase todos os ruídos do seu dono. Quer ter, à força, a sua cara. Sua linguagem simbólica está a serviço de quem lhe percorre os corredores. A casa tem personalidade própria. Basta olhá-la para dizer com quem se parece. Seu jeito, em geral, é moldado pela mulher que faz uso de suas dependências. Há séculos a casa vincula-se ao destino feminino, a quem
Disciplina:
MORFOLOGIA
Docente
Rozangela Nogueira de Moraes
Módulo:
2.1
Data de Postagem:
26/07/2013
Data da Entrega: 17/09/2013
ATIVIDADE AVALIATIVA 3
NOME:
CÓDIGO: POLO:
- Objetivo desta atividade:
Proporcionar um treino para testar seus conhecimentos em Língua Portuguesa cabe esculpir o cotidiano. E não é a mulher que passa em revista os quartos, o quintal? Zela pelo patrimônio da sociedade? É natural, pois, que esta casa lhe siga os passos, adote seu repertório.
(Nélida Piñon)
a) Na frase “Só falta batizá-la, dar-lhe nome cristão”, ocorrem dois pronomes pessoais. Explique por que não se empregou duas vezes o mesmo pronome, já que, nos dois casos, o pronome é complemento do verbo. b) Na última frase do primeiro parágrafo, o pronome pessoal lhe indica posse: “quem lhe percorre os corredores” significa “quem percorre os seus corredores”. Retire do texto outro pronome pessoal indicando posse. 3. Reescreva as frases, completando-as com eu ou mim:
a) Papai trouxe este livro para _____ ler nas férias.
b) “Mas ah, ela veio até _____, a pálida cidade dos