ATIVIDADE AVALIATIVA MICROECONOMIA
1. Bem de capital
2. Quando não há intervenção do estado na produção, encontramos problemas como:
- Preços não flutuam livremente;
- Má distribuição de renda;
- Mercado não alcança a alocação eficiente dos recursos.
3. É a curva onde encontramos 14 unidades de vestuário e 400 unidades de alimento, por que elas proporcionam um maior grau de satisfação, nesta curva o consumidor obtém o máximo de unidade de vestuário e máximo de alimento.
4. A restrição orçamentária representa o limite do consumo de um indivíduo. Os indivíduos gostariam de consumir quantidades ilimitadas dos bens, mas, no entanto, isto não é possível devido à renda limitada que cada um possui. A restrição orçamentária que é composta da relação existente entre o preço dos bens que indivíduo deseja comprar multiplicado pela respectiva quantidade de cada um dos bens.
5. A relação entre preço e quantidade de demanda prega que os preços de um bem são determinados devido a um equilíbrio entre oferta (pessoas que possuem o bem e querem vendê-lo) e demanda (pessoas que não possuem o bem, mas querem comprá-lo).
Por conseqüência, por exemplo, se há pouca oferta de bens no mercado e muita demanda, as pessoas que estão demandando o bem estarão dispostas a pagar mais para possuí-lo e, assim, o vendedor pode aumentar o preço para aumentar o seu lucro.
O raciocínio inverso também é válido: se ninguém quer comprar, começam a lançar promoções e mega descontos para incentivar o consumo e a venda, ou seja, baixar o preço.