Atividade avaliativa matematica
Entretanto para que exista a função precisam-se seguir dois conceitos fundamentais:
• Dados dois conjuntos não-vazios, A e B, chamamos de relação de A em B a qualquer conjunto de pares ordenados (x, y), com x A e y B.
• Dados dois conjuntos não-vazios, A e B, chamamos de função de A em B a qualquer relação em que cada um dos elementos de A é associado a um único elemento de B. Através desses dois conceitos pode-se concluir quem em uma função de A em B é uma relação de A em B em que se pode verificar que em A não sobra elemento, isto é, em A não pode haver elemento sem “associação” em B. Alem disso não pode haver elemento de A “associado” a mais de um elemento de B. Uma importante representação da função são os gráficos. Em uma análise gráfica das funções, o gráfico pode nos fornecer o domínio da função. A projeção do gráfico no eixo das abscissas (eixo x) representa o domínio, e a projeção do gráfico no eixo das ordenadas (eixo y) representa o conjunto imagem da função. Portanto a imagem da função é o conjunto dos valores da variável dependente (y) que foram associados à variável independente (x).
• Função Crescente:
Uma função é estritamente crescente se, para valores crescentes de x, teremos também valores crescente de y. Ou seja, a < 0 função crescente.
• Função decrescente:
Uma função é estritamente decrescente se, para valores crescente de x teremos valores decrescente de y. Ou seja, a < 0 função decrescente.
Podemos