Atividade 8
Leia o artigo A linguagem utilizada nas redes sociais e sua interferência na escrita tradicional: um estudo com adolescentes brasileiros. Destaque os procedimentos metodológicos utilizados pelas autoras para a realização da pesquisa relatada e discuta-os no fórum.
É uma pesquisa quanti-qualitativa realizada com um grupo de 30 alunos da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental de uma escola particular, participantes ou não de ambientes virtuais que investiga a existência de interferência da linguagem utilizada por adolescentes usuários das redes sociais na escrita convencional. Foram usados como instrumentos de coleta de dados o modo de observação, grupo focal, questionários aos alunos e pelos professores em relação aos alunos e produções de textos pelos alunos como recursos. A autora escolheu estes alunos pelo fato de que eles usam internet com mais frequência sendo que, estes participantes específicos exercem um papel importante a uma pesquisa esperada com êxito. A pesquisadora considerou relevante a realização dos questionários por todos os alunos da série evitando a exclusão dos que não eram sujeitos da pesquisa, uma postura que considero muito interessante. Após a coleta dos questionários, o grupo de discussão previamente elaborado veio a acrescentar informações importantes à pesquisa bem como uma melhor análise dos dados coletados. Estes procedimentos metodológicos permitem que aos alunos se expressem e adotem uma postura crítica em um debate assim como, possibilita o pesquisador perceber a forma individual de se expressar de cada um e uma coleta mais eficiente de dados.
A pesquisadora conseguiu concluir sua pesquisa com o suporte de teóricos e veio a confirmar sua hipótese de que os usuários destas redes conseguem adequar a escrita a situações de comunicação formais ou informais. Esta pesquisa também contribui para conscientizar os pais e todos do ambiente da escola a respeito do uso da linguagem em ambientes virtuais pelos alunos