Atividade 3
Elabore uma atividade no computador que trabalhe troca de letras visualmente semelhantes.
Pode ser um jogo ou um aplicativo. Pode se ainda usar um software com atividades criativas elaboradas pelo psicopedagogo.
Conclusão:
A troca de letras é comum na fase de alfabetização, quando as crianças estão adquirindo as habilidades da leitura e da escrita. Muitas crianças sentem dificuldade de associar os fonemas (som das letras) e os grafemas (escrita das letras), principalmente das chamadas consoantes surdas e sonoras (F e V, T e D, P e B, C e G), que têm sons parecidos e para serem pronunciadas exigem o mesmo movimento da boca. Ou seja, ao escreverem uma palavra, não sabem qual letra devem colocar no papel. Por exemplo, vaca é com v ou com f? Isso porque a relação com sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo.
Sugiro o jogo abaixo:
- JOGO DAS LETRAS: O professor ira desenhar uma figura de um determinado objeto, por exemplo, uma FACA e uma VACA, em seguida ira colocar letras variáveis que corresponde àquelas figuras (podem ser confeccionados em papel cartão), o aluno então terá que preencher os campos que corresponde à adivinhação do nome correto do objeto desenhado. Esse Jogo pode ser confeccionado com diversos desenhos e palavras, de acordo com a necessidade do aluno.
Podem ser trabalhados também os sons das letras individualmente como no exemplo abaixo.
Com isso a criança ira associar com maior facilidade os fonemas (som das letras) e os grafemas (escrita das letras), contribuindo na hora na escrita. O jogo é uma importante ferramenta no processo de aprendizagem, durante ele a criança toma decisões vence seus conflitos, desafios e aprende com maior facilidade, pois o mesmo lhe traz satisfação, saindo da mesmice do dia a dia em sala de aula.