Atividade 3 M Dulo 1 OK
Módulo: Gestão Empresarial
Capítulo: Parte 2 - Escola Comportamental e Escola Quantitativa
Aluna: Bruna Borges de Oliveira
Teoria Comportamental ou Behaviorismo
Leia com atenção a situação descrita a seguir:
Dois primos, um chamado Salim e o outro chamado Felipe que tem formas diferentes de analisar o comportamento dos funcionários de uma empresa.
O Sr. Salim é um empresário que costuma acreditar na capacidade das pessoas, por isso desde o início da sua caminhada empresarial, aposta em pessoas como o maior ativo de sua empresa, pois sempre diz que o homem pode aprender, basta estimulá-lo que ele terá prazer de desempenhar bem suas funções.
Defende a ideia de que, em determinadas funções não pode colocar qualquer pessoa para aprender oferecendo apenas um treinamento (Ex: enfermeiro do serviço médico da empresa). A atuação em determinadas funções necessita de estudos específicos (pré-requisitos) para o desenvolvimento das atividades a que compete. Porém, deixa claro que uma empresa organizada e com o plano de desenvolvimento adequado, pode ter sucesso.
Já o Sr. Felipe é um empresário totalmente rígido, daqueles que defende a teoria de que todo profissional tem aversão ao trabalho, por isso controla rigorosamente as atividades, com o objetivo de punir qualquer erro. Sempre quando está falando da sua empresa para seus amigos, reclama da falta de iniciativa dos profissionais, que ninguém gosta de trabalhar e não possuem capacidade para assumir responsabilidade. O único capaz é ele mesmo!
Com base no texto acima responda:
1. De acordo com David McGregor, precursor da Abordagem Contingencial, podemos afirmar que o Sr. Salim é partidário de qual das teorias X ou Y ? Explique o por quê.
2. De acordo com McGregor, o Sr. Felipe é seguidor de qual das teorias X ou Y? Explique o por quê.
RESPOSTAS
1- Pode-se afirmar que o Sr. Salim é partidário da teoria Y, isso porque ele acredita nas pessoas e acredita que elas são o