Atividade 3 Pos 1
Cursistas: Carlos César Gamarra do Nascimento Gleice Kelli dos Santos Nantes
PESQUISA CIENTÍFICA TIPOS E MÉTODOS
Karam (s.d.) relata em seu texto as definições, tipos e métodos da pesquisa científica. No primeiro momento retrata-se a pesquisa direta que se caracteriza pelos dados direto da fonte de origem, sendo subdividida em pesquisa de campo e pesquisa de laboratório. Essas pesquisas subdividem-se em métodos diferentes, tais como, o descritivo e o experimental. O método de pesquisa direta, no caso o descritivo tem como característica a observação, registros, análise e descrição dos fatos.
Esse método faz com que o pesquisador desenvolva o estudo exploratório que tem como objetivo descobrir novas ideias em relação ao objeto de estudo. O estudo descritivo tem como finalidade descrever a pesquisa realizada. No método de pesquisa direta também temos a pesquisa survey, sua caracterização se dá na descoberta de erros ou falhas procurando determinar práticas existentes ou opiniões de determinada população. Por fim o estudo de caso que tem como objetivo estudar um determinado indivíduo, família ou grupo social. A pesquisa direta utiliza-se do método experimental onde sua característica está na abordagem de questionários e outras variáveis no objeto de estudo.
No segundo momento a autora retrata a pesquisa indireta que tem em sua característica a utilização de informações que já foram coletadas anteriormente. Os tipos de pesquisas indiretas são a pesquisa documental que se define na investigação de fontes primárias, documentos, arquivos, fotografias, entre outros, sua finalidade é estudar e resgatar os fatos ocorridos no passado. E a pesquisa bibliográfica que é mais utilizada em trabalho de conclusão de curso de graduação e pós graduação para levantamentos e revisões de obras literárias e documentais.
A pesquisa indireta faz o uso do método