Atividade 3 Planejamento e seguran a no trabalho
Um homem, de 40 anos, morreu enquanto cortava uma estrutura metálica em uma obra no bairro Sumaré, zona Sul de Ribeirão Preto, na tarde desta segunda-feira (19). Era o primeiro dia de trabalho do ferreiro na construção.
Para o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, a falta de instrução é uma das principais causas de acidentes em obras. (Leia mais abaixo)
João Batista Rocha havia acabado de almoçar e se preparava para cortar uma estrutura metálica. Segundo o primo dele, que também trabalha na construção, João substituiu a lâmina da lixadeira por uma maior. Para isso, ele teve que tirar a capa de proteção da máquina.
“Quando ele bateu a lixadeira no ferro, o disco quebrou e bateu no pescoço. Quando eu vi, tinha um buracão no pescoço dele. Fiquei desesperado”, conta Benedito Ferreira Lima, de 46 anos.
De acordo com Benedito, João já trabalhava há muitos anos como ferreiro e tinha experiência na utilização da lixadeira. “Mas, infelizmente, o acidente procura isso aí, a falha da pessoa”, diz o primo da vítima.
O Corpo de Bombeiros foi acionado. Porém, quando o resgate chegou, João já estava sem vida. A perícia esteve na construção e o caso será investigado pela Polícia Civil.
Segurança no trabalho
Segundo o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Marcelo Gomes de Lima, o acidente ocorreu depois de um conjunto de falhas.
“Era o primeiro dia de trabalho dele nesta construção. Será que ele fez um curso preparatório para exercer essa atividade? Será que deram os EPIs [Equipamentos de Proteção Individual]? E mesmo se estivesse usando os equipamentos de segurança, foi ele quem tirou a proteção da lixadeira”, comenta Marcelo.
Ainda de acordo com o secretário do sindicato, apenas a perícia confirmará as causas do acidente.
“Não sabemos se o disco estourou e pegou no pescoço dele ou se saiu da lixadeira”, diz.
Marcelo afirma que os acidentes de trabalho poderiam causar mais