Atividade 2
EGC5018 – INTRODUÇÃO À GESTÃO DA INOVAÇÃO
ALUNO: RENATO RICARDI – 11204361
ATIVIDADE 2
Porque o Brasil é ruim de inovação?
FLORIANÓPOLIS 25 DE MARÇO DE 2015.
Tomando como base os dados da referência passada, pode-se ver e entender a respeito do assunto é que o Brasil realmente é um país fraco em termos de inovação comparado a diversos outros países. Outra conclusão que se chega é que o Brasil tem caído mais e mais a cada ano no ranking mundial de inovação. No período em que esta reportagem foi publicada, o Brasil estava em 40º lugar, hoje, segundo o Fórum Econômico Mundial ele ocupa a 44ª posição. O investimento na área de inovação está muito baixa, apenas 6% dos empreendedores brasileiros estão aplicando seu dinheiro para a inovação de produtos e serviços aqui no Brasil. Isso se deve a diversos fatores, tais como, falta de mão de obra qualificada, elevados valores de tributos e custos de produção. Nações como Argentina (29%), México (22%) e Uganda (12%) possuem uma taxa muito mais elevada de inovação comparados com o Brasil.
Vemos um país rico em recursos naturais e com uma grande população, mas que não o torna um país rico como outros que não tem todos os recursos físicos que temos. Como citado na matéria de Clemente, o Brasil não tem o fundamental pela sua riqueza, que são as tecnologias sociais, com baixa transparência econômica, altos níveis de corrupção, entre outros fatores que influciam na falta de inovação do país e de suas empresas. Ou seja, a grande influência no crescimento da produtividade, consequentemente da riqueza de um país, como exemplificado pelo acontecido com a economia americana no final dos anos 90, está por conta de inovações em tecnologias sociais, no caso da economia americana na época, a mudança no modo como as empresas se organizavam e se gerenciavam.
Fica evidente que os processos de comercialização são mais importantes que as tecnologias fisicas de uma empresa. Outro grande fator no que se