Atividade 2 A No O De Cultura Nas Ci Ncias Sociais
Gênese Social da Palavra e da idéia de cultura - Evolução da palavra na lingua francesa da idade média ao século XIX
1-Vinda do latim cultura que significa o cuidado dispensado ao campo ou ao gado, ela aparece nos fins dos século XIII para designar uma parcela de terra cultivada.
A palavra "cultura" veio de diversas mudanças ao longo dos séculos, oque antes se tratava apenas de algo "cultivado". Progressivamente , "cultura" se libera de seus complementos e acaba por ser empregada só para designar a "formação."
2-No entanto, Kultur vai evoluir muito rapidamente em um sentido mais restritivo, (...) Conforme explica Nobert Elias [1939], este sucesso é devido a adoção do termo pela burguesia intelectual alemã e ao uso que ela faz dele na sua oposição á aristocracia da corte.
O pensamento filosófico da burguesia alemã da época critíca a forma em que a corte alemã imita as maneiras "civilizadas" da corte francêsa, crítica que segundo Nobert Elias, foi causada devido as atitudes da corte ter isolado a nobreza com assuntos mais importantes como a política.
3- O que é autêntico e que contribui para o enriquecimento intelectual e espiritual será considerado como vindo de cultura; ao contrário o que é somente aparência brilhante, levianidade, refinamento superficial, pertence a civilização.
como a intelligentsia burguesa era a uníca classe alemã da época a dispor de uma cultura, a mesma se considerava investida na missão de desenvolver cultura alemã.
4-Já em 1774, mas de maneira ainda relativamente isolada, Johann Gottfried Herder, em um texto polêmico fundamental, em nome do "gênio nacional" de cada povo (Volksgeist), tomava partido pela diversidade de culturas, riquezas da humanidade e contra o universalismo intelectual da filosofia francesa do iluminismo.
Herder pode ser considerado ser percursor do conceito relativista de 'cultura", Herder defendia que cada povo através da sua cultura tinha um destino a se realizar,