Atividade 2 EE
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDU
CURSO DE PEDAGOGIA – 4º PERÍODO – NOTURNO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL
PROF.ª Drª DANIELA MENDONÇA RIBEIRO
EDUCAÇÃO ESPECIAL – ATIVIDADE 3
(ARTIGO)
“A RADICALIZAÇÃO DO DEBATE SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL”
MENDES, EG.
MACEIÓ
2015
MENDES, E.G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, 2006.
No artigo A radicalização do debate sobre Inclusão Escolar no Brasil, a autora discute a respeito da questão da inclusão escolar no Brasil, que vem modificando extremamente a educação de crianças e jovens com necessidades especiais nas escolas brasileiras. A autora também faz um contexto das raízes históricas da questão da inclusão, destacando a necessidade de os educadores enfrentar este desafio para contribuir para superar os grandes problemas da educação brasileira. É possível observar que o texto traz duas correntes diferentes na perspectiva da educação inclusiva, a Inclusão Total e a Educação inclusiva .
A Inclusaõ total Segundo Fuchs e Fuchs (1998) visa a inserção de todos os estudantes, independente do grau e tipo de incapacidade, nas classes comuns da escola próxima à sua residência pois considera as escolas como forma relevante, para a socialização, fazer amizades bem como enfatizar o pensamento geral sobre os menos capacitados e a total eliminação do atual modelo de prestação com base num serviço de apoio de ensino especial.
Na inclusão total entende-se que a escola deve ser transformada para atender o aluno, independente de qual seja sua necessidade. Elesdefendem a participação do estudante apenas na classe comum da escola regular, descartam o apoio especial e aposta na reinvenção da escola para acomodar todas as extemções da diversidade humana. A Educação inclusiva tinha seu olhar mais voltado para a escola do que na sala de aula, para essa corrente o objetivo