An Lise Dupont
A análise Dupont é uma técnica que procura analisar a evolução da rentabilidade dos capitais próprios através da decomposição desta em vários fatores explicativos. Estes incluem raios de rentabilidade, de atividade e de autonomia financeira.
A análise Dupont assume duas modalidades:
- Análise Sintética
RCP = (RL/Vnd) x (Vnd/A) / (SL/A)
Considera três fatores explicativos na formação da rentabilidade dos capitais próprios: a rentabilidade das vendas, a rotatividade das vendas e a autonomia financeira.
Assim, uma empresa pode melhorar a rentabilidade dos seus capitais próprios aumentando qualquer um dos termos do numerador (rentabilidade das vendas ou rotatividade das vendas) ou diminuindo o termo do denominador (autonomia financeira).
O 1º Termo (RL/Vnd) rentabilidade das vendas é um indicador em que as empresas mais direcionadas para nichos de mercado devem ter em bastante atenção, dado que esses mercados por natureza não permitem grandes possibilidades no que respeita a grandes variações de quantidades vendias.
O 2º Termo (Vnd/A) rotatividade das vendas exprime o valor das vendas por unidade de ativo e é um indicador em que as empresas direcionadas ao mass market mais têm em atenção, dado que a sua rentabilidade, depende grande parte da manutenção ou ganho de quota de mercado. Por vezes podemos assistir a empresas que voluntariamente diminuem a sua rentabilidade das vendas para que o aumento da rotatividade das vendas supere essa perda.
O 3º Termo (SL/A) autonomia financeira, é um indicador em que as empresas devem gerir de acordo a maximizar a rentabilidade dos seus capitais próprios através do mecanismo da "alavancagem financeira" e o nível ótimo do endividamento estudados por "Modigliani e Miller"
- Análise Desenvolvida
RCP= (RAIEFRE/Vnd) x (Vnd/A) x (RAIRE/RAIEFRE) x (A/SL) x (RAI/RAIRE) x (RL/RAI)
Notas:
RCP – Rentabilidade dos capitais próprios
RL – Resultados líquidos
Vnd – Vendas
A – Ativo
RAIEFRE – Resultados antes de impostos, encargos