Atividade 1º capitulo do livro Economia Brasileira
(1º) QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRA AS VIAS COLONIAL, CLASSICA E PRUSSIANA DE CONSTITUIÇÃO DO CAPITALISMO?
R: *Nas vias Clássicas, foram dadas pela forma sustentada de realizar a industrialização que teve alguns benefícios da era colonial, no século XVIII teve algumas transformações no setor político-econômico e das resoluções democratas – burguesas.
*A via Prussiana foi seguida pelos países de industrialização retardaria, ela foi marcada pela falta de processos democráticos de emancipação, mas conquistaram sua autonomia economia.
*Já na via Colonial, os países esteve junto ao atraso democrático econômico e não conseguiram conquistar sua autonomia, ou seja, não passaram do feudalismo para o capitalismo.
(2º) COMO PODEMOS CARACTERIZAR A FORMA DE INSEÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA NO CENARIO COLONIAL INTERNACIONAL?
R: Foi representada pela influencia da economia Mercantilista Portuguesa onde foi divulgado a formação social brasileira no sistema da economia mundial pré-capitalista, desde o descobrimento com uma absorção passiva das alianças internacionais que se desenham no continente europeu.
(3º) QUAIS AS DIFERENÇAS MAIS MARCANTES ENTRE COLONIAS DE EXPLORAÇÃO E DE POVOAMENTO?
R:*Povoamento – diz respeito ao estabelecimento definitivo de europeu no Novo Mundo. Devido as lutas políticas e transformações econômicas consideráveis, muitos europeus vieram habitar o Novo Mundo. *Exploração – se concentravam na produção de gêneros que interessassem ao mercado internacional. Ocorreu em suas terras o extrativismo, que foi substituído mais tarde pela agricultura. Nesta exploração era necessária a Mão - de – obra, dando inicio a escravidão africana.
(4º) QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA EMPRESA COLONIAL?
R: A mão – de – obra escrava, a empresa destinava-se a atender as necessidades da metrópoles cultivo apenas de produtos a ser mandado para a Europa.
(5º) QUAL FOI A