plano de estágio
Este plano de estágio consiste em descrever previamente as metodologias, técnicas e práticas que serão utilizadas em sala de aula no decorrer do estágio supervisionado IV, pela aluna Mariana Medeiros, nas turmas de 1º e 2º ano do ensino médio da Unidade Escolar Professor Joca Vieira, com a supervisão das professoras Francisca Carla Oliveira (professora da disciplina de estágio) e Genilda Gomes (professora supervisora de campo).
Segundo a LDB 9394/96, “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.
A educação promovida pelo poder público e pela iniciativa privada estabelece formalmente o ensino escolar de um país, seus métodos padronizados auxiliam e norteiam a formação dos aprendizes. Porém, junto a esse sistema é conveniente que outras instituições, entre elas a família, façam suporte ao aprendizado do aluno estabelecendo um processo.
O estágio supervisionado propicia ao futuro professor, as condições necessárias para um desenvolvimento acadêmico completo e que deve ser considerado como o processo de assimilação da prática docente, buscando este, interagir nessa vivencia de modo inquiridor, observador e promovedor de conhecimentos.
O novo docente tem em suas mãos responsabilidade de quebrar os vários paradigmas da educação e atualizar os métodos de ensino, buscando a correspondência junto à escola e todos que a formam. Para isso, é necessário um professor bem preparado, através de uma instituição que o faça perceber o novo sistema. Há um quesito na educação considerado indissociável – transmissão/assimilação – é neste instante, em que o docente deve buscar transmitir de maneira racional os conhecimentos teóricos, associados agora, a uma vivencia.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As raízes do estágio no Brasil estão muito ligadas à evolução da educação