ATIVIDADE 13 SEMANA
ANA PATRÍCIA DOS SANTOS SILVA COSTA
1128123
Trabalho apresentado para verificação da nota parcial da disciplina Antropologia, Ética e Cultura Prof. Alessandro Reina Curso Superior de Tecnologia em Logística.
Feira de Santana
2015
Ética e Moral
A ética e a moral possuem significados diferentes. A ética vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” e está ligada ao estudo dos valores morais que indicam como o homem deve se comportar em sociedade. A moral vem do latim “mores” que significa “costume” e está ligada as regras, tabus e convenções determinadas por cada sociedade.
Segundo Motta (1984), ética é “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo o bem estar social”, portando, Ética é a forma que o homem deve se comportar em seu meio social. Já a palavra moral é um conjunto de regras que orientam o comportamento do homem em sociedade, estas regras são adquiridas através da educação, da tradição e do cotidiano e orientam o individuo direcionando as suas ações e avaliando o que é moral ou imoral, correto ou incorreto, bom ou mau. Ou seja, a moral é a “ciência dos costumes” e tem caráter obrigatório. A ética surgiu com Sócrates e exige maior grau de cultura, ela investiga e explica as regras morais e induz o homem a agir por convicção e inteligência e não apenas por tradição, educação ou hábito. A moral surgiu nas primeiras tribos, na sociedade primitiva, pois todo ser humano possui consciência Moral e consegue distinguir o certo do errado o bem do mal.
Vásquez (1998) indica que a ética é teórica e reflexiva, enquanto a moral é muito mais prática.
A consciência permite que o homem desenvolva o saber e a racionalidade, dessa forma ele é capaz de separar o falso do verdadeiro, isto é, tem a liberdade de examinar o próprio modo de agir e entender sobre o atos passados,