Atividade 1 Pesquisa CIPA Higiene Medicina e Segurana do Trabalho
RA 1175962
PESQUISA SOBRE CIPA – COMISSÃO
INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Avaliação feita pelo Centro Universitário
Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Higiene, Medicina e Segurança do
Trabalho, sob a orientação da Profª. Esp. Marcos
Antônio Alves.
VITÓRIA – ES.
2015
2
Objetivos:
Conhecer as finalidades e a composição de uma CIPA. Compreender o processo de constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Refletir sobre as obrigações de todos com a segurança no trabalho.
Descrição da atividade:
Fazer uma pesquisa sobre a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Em seguida, responder aos questionamentos propostos, justificando as respostas.
1) A existência da CIPA é obrigatória em toda empresa?
A CIPA é obrigatória para todas as empresas, pessoas físicas ou instituições que admitem trabalhadores como empregados com Carteira Profissional assinada, com 20 ou mais funcionários. As Micro e pequenas empresas não são obrigadas a criar um grupo de cipeiros, mas na NR-5 no item 5.6.4 consta que a empresa que não se enquadrar no Quadro I, isto é, que tenha menos de 20 funcionários, deverá designar um representante responsável pelo cumprimento dos objetivos dessa norma. Esse funcionário deve ser capacitado pelo órgão ou repartição de empresa com treinamento específico para a execução dessa função. O curso de treinamento tem carga horária de 20 horas, sendo ministrado por um membro do Serviço
Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) nos casos onde houver, ou entidade ligada ao Sindicato da categoria, ou por um profissional que tenha capacitação nos temas citados no NE-5 (item 5.37), cabendo à empresa a escolha da entidade que ministrará o treinamento (item 5.36). Isso não quer dizer que todo ano será o mesmo funcionário a refazer o treinamento, mas que cada funcionário deverá fazer esse treinamento.
Ele será a primeira instancia de negociação para prevenção de