Atividade 03
Turma: Pedagogia
Atividade 03
Compreensão leitora de “A Língua de Eulália”, de Marcos Bagno.
Questões:
1) Discorra sobre o mito da unidade lingüística, considerando as implicações de sentido a partir dessa crença.
Resposta:
O mito da unidade lingüística, considerando suas implicações de sentido de quem nela crê, pode instalar de certa forma uma grau de preconceito, contra os que não se “encaixam” nos padrões, que gramáticos consideram culto. Assim, quem acredita nesse mito, não somente anula os nossos primeiros habitantes, os índios, que ate hoje tem linguagem própria, como esquece a forte influencia que as colônias européias fixadas no Brasil exercem sobre seus descendentes, formando vários dialetos regionais.
2) O que significa dizer que “não existe nenhuma língua que seja uma só”. Recorra a exemplos para ilustrar sua resposta.
Resposta:
Dizer “não existe nenhuma língua que seja uma só” significa que toda a sociedade sofre mutações, no âmbito social, cultural, etc. Nenhum país consegue fechar suas fronteiras e impedir essas mudanças. Influencias que naturalmente misturam-se, ninguém consegue ir morar no Sul do país e deixar de reparar que muitas palavras usadas no dia a dia, são de responsabilidade dos colonizadores europeus, como exemplo: para vovó ou vovô, os descendentes de Italianos usam Nona ou Nono.
3) Descreva como se caracteriza a norma padrão da língua portuguesa, destacando instituições e situações em que ela é usada no dia a dia, bem como os aspectos históricos responsáveis pela eleição dessa norma no Brasil.
Resposta:
A norma padrão da língua portuguesa é aquela que todos os falantes da língua portuguesa entendem. Sua aplicação é principalmente exigida em concursos, currículos, tribunais, entrevistas de emprego, trabalhos acadêmicos, redações etc.
04) Você concorda que “todo o professor é professor de língua”. Argumente em favor de sua posição exemplificando com falantes do português não padrão.
Resposta:
Sim,