Atividade Extra de Geografia
Gabriella Bulgari Sad – N°5 – 1° E.M.A
Colégio Villa Lobos
Professor: Herculano
25 de novembro de 2014.
Estado Islâmico do Iraque e do Levante.
O grupo jihadista (Estado Islâmico) que se formou no Oriente Médio foi designado pela mídia ocidental como Estado do Iraque e do Levante ou Estado Islâmico do Iraque e da Síria. Em tal Estado, auto proclamado como um califado, está afirmada a autoridade religiosa sobre todos os muçulmanos do mundo, ao mesmo tempo em que aspira tomar o controle de muitas outras regiões de maioria islâmica, a começar pelo território da região do Levante que inclui Jordânia, Líbano, Chipre, Hatay, Israel, Palestina, e uma área no sul da Turquia.
O grupo Islâmico foi designado como uma organização terrorista estrangeira por Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Indonésia e Arábia Saudita, além de também ter sido classificado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelas mídias do Ocidente e do Oriente Médio como terroristas.
O grupo, em seu formato original, era composto e apoiado por vários grupos terroristas sunitas insurgentes, incluindo suas organizações antecessoras, como a Al-Qaeda no Iraque (AQI), o Conselho Shura Mujahideen, além de outros grupos insurgentes e vários grupos tribais iraquianos que professam o islamismo sunita.
O objetivo original do ISIS era estabelecer um califado nas regiões de maioria sunita do Iraque. Após o seu envolvimento na guerra civil síria, este objetivo se expandiu para incluir o controle de áreas de maioria sunita da Síria. Um califado foi proclamado em 29 de junho de 2014, sendo que Abu Bakr al-Baghdadi foi nomeado como seu califa e o grupo passou a se chamar "Estado Islâmico".
O assim chamado Estado Islâmico obriga as pessoas que vivem nas áreas que controla a se converterem ao islamismo, além de viverem de acordo com a interpretação sunita da religião e sob a lei ‘charia’ (o código de leis islâmico). Aqueles que se recusam podem sofrer torturas e