Atividade 01 Estado Governo E Mercado
Marxista
Antes de avançarmos na discussão sobre as relações entre Estado, governo e mercado é necessário conhecer os conceitos. Também é necessário ao gestor público identificar as matrizes teóricas (liberal e marxista) que animam o debate sobre o papel do Estado na sociedade, as quais se encontram – conscientemente ou não – presentes no raciocínio e no discurso de todos aqueles que trabalham no Estado, prestam-lhe serviços ou a ele se opõem e apresentam as suas reivindicações. Para entender melhor seus significados, recomendamos a leitura do livro, páginas de 15 a 51. Também é necessário responder o exercício 1, o qual deve ser postado no link tarefas até às 23h55min de segunda-feira (13/05).
1 - O que é Estado, e segundo Adam Smith, qual é o seu papel no mercado?
O Estado é uma organização que exerce o poder supremo sobre o conjunto de indivíduos que ocupam um determinado território, onde que esse exercício de poder se refere à capacidade de influenciar decisivamente a ação e o comportamento das pessoas, as regras a serem seguidas e nas tomadas de decisões, o monopólio do exercício legítimo da força em uma sociedade.
Segundo Adam Smith, o Estado dita leis que regem o mercado, associando diretamente ao caráter egoísta do ser humano, fazendo com que os indivíduos entrem em concorrência uns com os outros, tornando assim um mercado competitivo.
2 - O que diferencia o poder exercido pelo Estado do poder de outros grupos?
O Estado é exercido pelo monopólio do exercício legítimo da força em uma sociedade, se diferencia pela legitimidade com que se encontra investido para exercer, em última instância, a força física sobre os indivíduos, enquanto que as máfias e outras organizações armadas disputam entre si o controle sobre territórios e indivíduos pelo simples uso da força. 3 - Norberto Bobbio destaca duas características distintivas do poder estatal, universalidade e inclusividade.