Ativ 11574
905 palavras
4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOSCurso de Pedagogia a Distância
Disciplina: Didática II
Aluna: Juliete Aparecida Homem RGM: 053.7585
Polo: Taió
Professora: Magda Carvalho Fernandes.
ATIVIDADE 3 – PRAZO PARA ENVIO: 16/03
Identifique na história abaixo, apresentada por Madalena Freire, no artigo O sentido dramático da aprendizagem”, as qualidades de um/a professor/a progressista, segundo Paulo Freire:
História do TOM-TOM1
Tom-Tom tem 5 anos e chega desesperado todos os dias. Bate num, chuta o outro, empurra a mesa, chora desamparado quando por fim recebe um soco – de algum maior – de volta. Nas primeiras semanas de trabalho, para poder controlá-lo, tive que andar de mãos dadas com o Tom-Tom e, na maioria das vezes, com ele nos braços: “encangado na cintura”.
- Tom-Tom, vem cá. Você agora é meu boneco Fom-Fom. Toda vez que você vier para o meu colo, você vai virar o meu boneco. E o meu boneco vai me ajudar! Logo você, que eu sei que sabe fazer tantas coisas! Vamos, vem logo!
E, veloz como um macaco, subia, “encangava na cintura”.
No meu colo, ele dava papel para outras crianças, dava lápis, agradava meu cabelo... E às vezes também brigava mesmo lá de cima!
- Tom-Tom, você esqueceu que aqui (no colo) é o meu boneco Fom-Fom?!
No ato parava e continuava me ajudando. Só no colo, junto do afeto, Tom-Tom acalmava. Foi vivendo este outro lado bom, do “boneco” que era querido, que ajudava a mim e aos outros, que Tom-Tom foi descobrindo um outro jeito de ser.
Ao mesmo tempo, explorei de tudo que fazia para mostrar-lhe que podia virar outra coisa. Enquanto amassava todas as folhas de papel que encontrava, propus-lhe que fizéssemos bolos de vários tamanhos, para seriarmos depois.
De tudo o que destruía, eu transformava numa atitude construtiva. Com o grupo, procurei atiçar a descoberta do Tom-Tom “trabalhador”, cooperativo, chamando a atenção para sua força, enquanto carregava uma das nossas pilhas de tijolos da casinha.
Também trabalhei com os pais no sentido