ativ 05 09
2- O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu a partir dos estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, no início da década de 1970, como uma resposta à preocupação da humanidade, diante da crise ambiental e social que se abateu sobre o mundo desde a segunda metade do século passado. Esse conceito, que procura conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico da sociedade com a promoção do desenvolvimento social e com o respeito ao meio-ambiente, hoje é um tema indispensável na pauta de discussão das mais diversas organizações, e nos mais diferentes níveis de organização da sociedade, como nas discussões sobre o desenvolvimento dos municípios e das regiões, correntes no dia-a-dia de nossa sociedade.
3- d) A economia ambiental é um sub-ramo da economia que tem por objetivo encontrar maneiras que possam tornar mais suaves os problemas ambientais. Tenta encontrar recursos e criar projetos que proporcione medidas de preservação e conservação ambiental.
e) O processo econômico não pode contrariar a Lei da Entropia. Como esse processo é um subsistema, o custo de manter a própria organização é o aumento na entropia, a desorganização do sistema maior no qual está inserido - o ambiente.
f) O processo de produção econômica vem necessariamente acompanhado da geração de resíduo e poluição, sejam esses fenômenos locais ou globais. A sustentabilidade muito provavelmente não pode ser alcançada com o aumento da produção e do consumo. Tampouco pode ser atingida mantendo-se indefinidamente os padrões de consumo já alcançados nos países abastados, numa situação de "crescimento zero".
4-