Atitude Empreendedora WEG
ATITUDE EMPREENDEDORA
SÃO LEOPOLDO, 2015
Empresa Escolhida: WEG
História
No início da década de 60, o empreendedor Eggon João da Silva que trabalhava na “João Wiest & Cia Ltda.”, uma empresa especializada em escapamentos para veículos, já aspirava ter o seu próprio negócio. Nas conversas que realizava com os amigos, sempre deixou transparecer que seu objetivo maior, era empreender sua própria empresa na área de motores elétricos. Possuía conhecimentos administrativos, contábeis e financeiros, mas para o negócio almejado, havia necessidade de conhecimentos elétricos e mecânicos. Como detinha um grande poder de persuasão, não demorou muito tempo, para convencer seu amigo Werner Ricardo Voigt, um exímio eletricista e o competente mecânico Geraldo Werninghaus, à juntos iniciarem uma empresa, cujo objetivo seria produzir motores elétricos.
Não resta dúvida, como pode ser visto no livro “40 anos História da Weg”, que o caminho para o sucesso não foi fácil. Houve muitos obstáculos, porém com trabalho, disciplina, entusiasmo e perseverança, todos foram ultrapassados. O difícil começo registrado em 30 de junho de 1961, em 16 de setembro do mesmo ano, iniciou-se a produção de motores na Eletromotores Jaraguá Ltda., nome pioneiro da Weg motores de hoje. Num imóvel alugado na Avenida Getúlio Vargas, 667, em Jaraguá do Sul (SC), preparam-se para a produção do primeiro motor.
Tendo o capital de Cr$ 3.600,00 - o equivalente a US$ 11.726 ou a três fuscas, na época -, os sócios decidem-se pela marca com as iniciais de seus nomes: W (Werner), E (Eggon) e G (Geraldo) que em alemão significa caminho a empresa inicia suas atividades. Produzir motores elétricos, no início da década de 60, numa cidadezinha de 20 mil habitantes no interior de Santa Catarina, era improvável, mas não para Werner Voigt, Eggon da Silva e Geraldo Werninghaus.
Com trabalho, disciplina e persistência, o início da caminhada impunha muitas dificuldades,