atigo sobre a polaridade das moleculas
816 palavras
4 páginas
IDENTIFICAÇÃO DA ACIDEZ E BASICIDADE DE SOLUÇÕESAlan Robert Silva B. de Almeida
(UNIFACS, 031141167@unifacs.edu.br)
Douglas Borges Andrade
(UNIFACS, 031141169@unifacs.edu.br)
Eduardo Felipe Ferreira Bispo
(UNIFACS, 031131129@unifacs.edu.br)
Paulo Mercês
Rafaela Souza Carvalho
(UNIFACS, 031141161@unifacs.edu. br)
Este artigo tem como objetivo constatar experimentalmente as propriedades dos ácidos e bases, identificando se uma solução é ácida ou básica através de indicadores. Inicialmente, foram utilizados 09 tubos de ensaio com soluções de: HCL, HNO3 e NaOH, em seguida adicionaram-se gotas de indicadores ácido-base (fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol), sendo observadas as diferentes colorações das soluções e assim sendo definido quem era ácido ou base. Na segunda parte foram utilizados 08 tubos de ensaio com HCL e HNO3 e com diferentes reagentes, descritos no trabalho, assim definiu-se a ação dos ácidos forte sobre bases, metais e carbonato. Na terceira parte foi medido o pH das soluções. O experimento foi realizado no laboratório de química da Universidade Salvador – UNIFACS.
Palavras-chave: Ácidos; Base; Indicadores, pH.
Introdução:
Indicadores ácido-base são substancias químicas que em meio aquoso mudam de cor quando são colocadas em contato com substancias de características ácidas ou básicas. E de acordo com a definição de Svante August Arrhenius (1884), estas se ionizam em meio aquoso liberando H+ (ácido) e OH- (base). Podendo ser classificadas, quanto seu grau de acidez ou basicidade, dentro de uma escala de alcalinidade 0 a 14, sendo usado como base o pH da água. Tal escala se utiliza de funções logarítimicas para estabelecer as características alcalinas do meio.
Dependendo da concentração de íons H+ da solução a mistura ficará com uma coloração diferente. O uso desses indicadores pH é uma prática bem antiga que foi introduzida no século XVII por Robert Boyle, que preparou um licor de violeta e