Aterro do Flamengo
ATERRO DO FLAMENGO
CURITIBA
2014
Aterro do Flamengo
Localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, é uma obra urbanística feita para resolver o problema viário da cidade nos anos 50. O parque é projetado na década dos 50 e foi construído sobre aterros sucessivos na baía de Guanabara nos anos 60, possui 12 ha. Estende-se do Aeroporto Santos-Dumont, no bairro do Centro possuindo duas áreas distintas separadas por um pequeno quebra-mar localiza-se no bairro do Flamengo.
Os projetos urbanísticos e arquitetônicos foram responsabilidade do arquiteto Affonso Eduardo Reidy (1909-1964) do Departamento de Urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro. O projeto paisagístico é de autoria de Burle Marx (1909-1994). A realização desses projetos contou com a participação decisiva de Lotta Macedo Soares (1910-1967).
A primeira parte inclui jardins para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) (1954) e para o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (1956), além de incorporar a já existente Praça Salgado Filho, em frente ao aeroporto. A ampla área ajardinada integra o centro à zona sul da cidade por vias expressas, compreendendo ainda uma praia artificial de 1.500 metros de extensão, a Marina de Glória, o Memorial Getúlio Vargas, o Cine Glória, o Monumento à Estácio de Sá, , a Avenida Infante D. Henrique, e um restaurante . Essa região é chamada Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, o qual é o nome oficial do complexo. A segunda, separada por o já mencionado quebra-mar possui quadras destinadas à prática de esportes, o Museu Carmen Miranda, a Avenida das Nações Unidas e a Praia do Flamengo, sendo chamada propriamente de Parque do Flamengo.
Obras da natureza vinculadas culturalmente à fundação e formação da cidade, esses montes de contorno marcante, cujo valor histórico e artístico fora assinalado no tombamento em conjunto, também foram objeto de