Aterramento De Sistema Eletrico
UFES – CT - DEL
Índice
12345-
Por que um sistema de aterramento?
Tipos de aterramento conforme NBR5410
Tipos de aterramento conforme NBR14039
Característica de um sistema não aterrado
Tipos de aterramento
1
1- POR QUE UM SISTEMA DE ATERRAMENTO?
1.1-
Sistema de Aterramento de uma Planta
O Sistema de Aterramento de uma Planta é importante por diversas razões, porém é fundamental quanto à segurança humana e quanto à performance de sistema elétrico. Um sistema de aterramento terá que atender as três premissas básicas:
Segurança Humana: a segurança é atendida pela baixa impedância da malha de terra e dos condutores de aterramento (atenção: impedância e não somente resistência), pelo equipotencial da estrutura, pela garantia de que as voltagens de toque e passo serão inferiores a valores toleráveis durante os transitórios por curto circuito para terra e descargas atmosféricas.
Proteção de Estrutura / Edifício e Equipamento: a proteção é atendida pela baixa impedância da malha, interligação entre os diversos serviços elétricos, dispositivos de proteção, equipamentos, estrutura e / ou armação, de modo que correntes transitórias para terra não produzam voltagens perigosas.
Redução de Ruído Elétrico: um sistema de aterramento atenua os ruídos elétricos, garantindo a minimização de seus efeitos em equipamentos eletrônicos e na qualidade do sistema alimentador.
Um Sistema de Aterramento é composto por uma malha de terra, barras de terra e condutores de aterramento; e o condutor de proteção individual para cada carga. Dessa composição, a malha de terra é a que requer maior atenção. 1.2-
Correntes Perigosas para a Vida
O corpo humano, sob o ponto de vista elétrico, é uma impedância variável dependente do peso do individuo, de sua idade, de seu condicionamento físico, da umidade da pele e da postura no instante em que está sujeito a uma diferença de potencial. Estando o corpo humano sujeito a uma diferença de potencial, a corrente que