Atenção farmacêutica em homeopatia
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Fisiologia Farmacotécnica Homeopática – Profª Marília Bezerra
Atenção Farmacêutica em Homeopatia
Carine Caet dos Santos
Jéssica Natália de Oliveira Lopes
Marcela Santos Santana
São Cristóvão, 2012.
Atenção Farmacêutica (AF) é uma atividade na qual o farmacêutico contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, através da identificação, resolução e prevenção de Problemas de Saúde Relacionados ao Uso de Medicamentos (PRM), ou seja, é o acompanhamento do paciente durante todo o seu tratamento, identificando e solucionando qualquer problema ligado ao tratamento do paciente, sobretudo ao uso do medicamento.
Dessa forma, é necessário que o profissional farmacêutico esteja treinado e especialmente susceptível para oferecer este tipo de serviço.
Antes de comentar sobre a AF em homeopatia, é importante rever alguns conceitos:
Medicamento Homeopático: É toda apresentação farmacêutica destinada a ser ministrada segundo o princípio da similitude, com finalidade preventiva e terapêutica, obtida pelo método de diluições seguidas de sucussões e/ou triturações sucessivas.” (Farmacopéia Homeopática Brasileira II)
Dispensação: ato de fornecimento ao consumidor de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, a título remunerado ou não. (ANVISA- Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973).
A Atenção Farmacêutica é de extrema importância em qualquer tratamento terapêutico, sobretudo com medicamentos. E ela deve ser indispensável principalmente no tratamento com medicamentos homeopáticos, pois todo tratamento homeopático normalmente dura um tempo maior do que os alopáticos, além de que, como o medicamento cura pelo princípio da similitude, ou seja, cura o doente como um todo e não a doença, pode ocorrer um agravo inicial dos sintomas durante os primeiros dias de tratamento, o que pode levar o paciente a abandonar o tratamento.
A Atenção