Atendimento
Falamos muito e ouvimos pouco. Nossa capacidade de ouvir em geral é pouco desenvolvida, apesar de estarmos na era da palavra, do diálogo, da comunicação.
AO OUVIR ALGUÉM
← Coloque-se em frente do interlocutor e olhe para ele, enquanto você ouve. Isto facilita a comunicação.
← Ouça sem interromper, mesmo quando estiver em desacordo. Dê ao outro, oportunidade de expressar-se até o fim.
← Enquanto ouve não faça outra coisa. Evite distrair-se com sons ou acontecimentos do ambiente. Concentre-se totalmente em ouvir a pessoa. Todos estão ávidos de atenção. Quem não gosta de ser ouvido?
← Manifeste desejo de conhecer como pensam os outros. Todos gostam de ser objetos de interesse.
← Não prepare a resposta enquanto o outro fala. Se assim faz, Não compreenderá ou apreenderá em parte o que o outro tem a dizer e, conseqüentemente, sua resposta pode não ser adequada ao que o outro disse. Dai surgem os desentendimentos, discussões inúteis, os diálogos surdos.
← Antes de dar sua opinião ou falar alguma coisa, certifique-se se compreendeu, repetindo o que ouviu. E isto, principalmente. Quando seu modo de pensar difere do seu interlocutor, pois talvez sejam os momentos mais difíceis de se escutar o outro com atenção.
← Ouça para compreender e não para responder. Isto significa que seu primeiro objetivo ao ouvir alguém deveria ser tentar compreender exatamente que ele pretende comunicar-lhe.
← Muitas vezes a aparência engana. Não julgue pelo modo de se vestir, falar, pelas expressões, pelo “jeitão” do outro, se o que a pessoa tem a falar vale a pena ou não ser ouvido. O que uma pessoa fala é importante para ela. Ultrapasse a “casca”.
← Não antecipe o que o outro vai dizer, mesmo que você tenha certeza do fim. A pessoa sente-se desrespeitada, desvalorizada, pode agredir e, “ADEUS” comunicação eficiente.
← Tome cuidado para que suas preocupações, preconceitos não se integrem na mensagem e criem em você o hábito da distorção.
← Procure não