Atendimento a Vítima de Afogamento
DE AFOGAMENTO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL – CESB
DISCIPLINA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
PROF.º AFONSO FERRO
ACADÊMICOS: ODÉLEI SANTANA
ESDRAS SANTOS
Tentativa de ressucitar
INTRODUÇÃO
O afogamento é a maior causa prevenível de morbidade e mortalidade acidental. Pela sua dimensão, é um problema de saúde pública, muitas vezes negligenciado.
INTRODUÇÃO
No mundo, cerca de 500.000 mortes por afogamento acontecem por ano, sendo 97% delas nos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. É a segunda causa mais comum de morte acidental em crianças, perdendo apenas para acidentes automobilísticos.
INTRODUÇÃO
No Brasil, é a primeira causa de morte acidental em crianças de 1 a 4 anos (31,7%) e segunda da faixa etária de 0 a 14 anos. Ironicamente, 90% de todos os casos de afogamento ocorrem a 10m de uma medida de segurança.
INTRODUÇÃO
No Brasil, a idade de maior ocorrência de óbitos por afogamento é de 20 a 29 anos. Na Europa, o afogamento é a principal causa de morte acidental em jovens do sexo masculino. A maior parte dos afogamentos acontece em pessoas jovens, saudáveis, e produtivas, com longa expectativa de vida. Por isso um atendimento imediato, adequado e eficaz deve ser prestado logo após ou mesmo durante o acidente.
RecomendaçõesGerais
Nunca tente salvar alguém se não tiver condições;
Não superestime sua capacidade natatória. 48% dos afogados acham que sabem nadar. TENHA CUIDADO!
DEFINIÇÃO
Afogamento é o resultado de asfixia por imersão ou submersão em qualquer meio líquido, dificultando parcialmente ou por completo a ventilação ou a troca de oxigênio com o ar atmosférico.
IMERSÃO: Imersão significa ter o corpo coberto por água ou outro líquido.
Submersão implica que todo o corpo, incluindo a via aérea, deve estar abaixo da água ou outro líquido.
Fisiopatologia
A fisiopatologia do afogamento é