Ateismo
Já o ateísmo cético (ou ateísmo fraco) é uma variedade de ateísmo na qual se afirma que a existência de um ou mais deuses é duvidosa, improvável ou insuficientemente demonstrada. Essa vertente corresponde à ausência de crença na existência de divindades e é melhor compreendida quando comparada com o ateísmo forte. Ela também pode ser chamada de ateísmo fraco, ateísmo negativo, ou ateísmo implícito.
Ao ver teístas afirmando que um deus ou deuses existem, o ateu fraco não afirma o contrário, mas nega-se a aderir à afirmação do teísta.
Alguns dos ateus fracos não têm uma opinião formada sobre o tema, seja porque eles não pensaram muito a respeito, seja porque provas e argumentos fornecidos tanto a favor quanto contra a existência de deuses foram por ele considerados igualmente pouco persuasivos.
Outros, depois de refletir sobre as provas e argumentos, podem até achar improvável que existam divindades, mas não estão dispostos a afirmar que elas com certeza não existem. Eles podem achar que é impossível provar uma negação, ou que os adeptos do ateísmo forte não estão livres do ônus da prova, ou seja, precisam provar seu ponto de vista tanto quanto precisariam os teístas.
Os usuários do termo ateísmo cético geralmente usam