ATC C AV01 FABIO VIEIRA DA SILVA VIDA VALOR SUPREMO

286 palavras 2 páginas
VIDA, VALOR SUPREMO
VOCAÇÃO FUNDAMENTAL DO SER HUMANO
Fábio Vieira da Silva, RA: 12003026 - Artes Visuais 1. Qual a diferença entre vocação e missão?
Tendo definido Vocação como “Chamamento, eleição, escolha, predestinação. Inclinação, propensão, tendência para qualquer estado, ofício, profissão etc. Disposição natural do espírito; índole. Talento.” e Missão como “Ato de mandar. Comissão, encargo, incumbência. Compromisso, dever imposto ou contraído, obrigação. Razão de ser, fim.”, acredito que a diferença entre ambas seja: a primeira é algo natural ao ser humano, que já nasce com certa disposição a algo, quando missão é algo que é atribuído ao ser humano, seja pelo Mundo, pelo Outro ou por Deus.
2. Quais os apelos existenciais que o ser humano recebe? O ser humano pode receber chamados do Mundo, do Outro/próximo e de Deus. O Mundo chama o Homem a transformar a partir da vivência. O segundo (o Outro) exige que o Homem se relacione, conviva. E Deus convida o ser humano a trans-viver sendo Filho, ou seja, louvando.
3. Quais são as respostas que o ser humano dá? Após os chamados do Mundo, do Outro e de Deus, o ser humano responde, respectivamente, com: profissão, definido aqui como trabalho individual e social; serviço (amor fraterno) e carisma, que seria o dom comunitário.
4. Em que consiste os perigos vocacionais? Os perigos vocacionais são dois: Verticalismo espiritual desencarnado (transcedentalismo), que pode ser definido como uma vivência voltada apenas para o divino e louvor, uma pessoa que vive apenas do Mundo/vida espiritual. E o segundo, o Horizontalismo material ativista (secularismo), aqui o Homem vive apenas do mundano, do material.
A solução para esses dois perigos é o caminho do meio, chamado aqui de Diagonal do personalismo existencial partilhado.

Relacionados