ATC Tidir III
. INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UMA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TOMADA DE DECISÃO DE PROFESSORES
CURSO: Sistemas de Informação
André Henrique Salvador, Fabiano Lourenço de Oliveira, Leandro Belo Fernandes,
Luan Rafael Silva Bento, Thayrine Larissa Souza, Virginia Teles Afonso de Andrade.
Professor TIDIR Orientador: Elson de Abreu Rocha Junior
Professores Co-orientadores: Álida Rosaria Silva Ferreira, Fernando Domingos Oliveira, Gilmar Luiz de Borba, Mark Allan Junho Song.
Resumo - O trabalho visa expor a solução para um problema enfrentado por professores do ensino fundamental em suas excursões dentro do zoológico ao tentar determinar a melhor rota de visitas para seus alunos.
O mesmo apresenta uma solução por meio da criação de um software utilizando como base a Teoria dos Grafo que auxilie o professor em sua tomada de decisão.
Palavras-chave: Educação ambiental, teoria dos grafos, plataforma Android, zoológico, professores, pedagogia.
1. Introdução - A escola é a instituição responsável pela construção do conhecimento, promovendo o processo de ensino-aprendizagem, é onde predomina a forma de ensinar e aprender (SOUZA; GARCIA; FERREIRA, 2011). Sabe-se que a educação é algo muito importante para toda sociedade, e quanto mais cedo for aplicada, melhor o aproveitamento e crescimento da pessoa durante sua vida, partindo do princípio de que a pedagogia, enquanto teoria da educação tem uma importância incontestável na orientação da prática educativa (PINTO, 2006). Na escola existem vários métodos de aprendizagem, muitos deles desenvolvidos no próprio ambiente escolar e outros são executados fora desse ambiente, sendo estes ambientes externos denominados “espaços não formais de educação”, termo que vem sendo utilizado de forma ampla por diversos pesquisadores na área de educação científica, como sendo qualquer espaço diferente da escola onde seja possível desenvolver atividades educativas. (MERGULHÃO,