Ataques na internet
O ataque por brute force, ou força bruta, é um método de conseguir o usuário e senha de uma pessoa alvo através de um método de tentativa e erro, onde o sistema combina várias possibilidades de senhas até encontrar à certa. É um método demorado, pois, pode levar muito tempo até encontrar a combinação certa.
O ataque brute force ocorre nos protocolos TELNET, FTP, HTTP, entre outros. No protocolo HTTPS é mais dificil a invasão, pois é usado criptografia.
Para se proteger de ataques como esse, é importante escolher senhas com mais de 6 caracteres e que contenha números, letras maiuscolas e minuscolas, caracteres especiais, etc. Dessa forma, é muito mais complicado realizar um ataque por força bruta.
Defacement (Desfiguração de página)
Um usuário malicioso altera conteúdos Web de um site através de vulnerabilidades do próprio site ou do servidor em que ele é hospedado. Esse ataque é realizado muitas vezes por motivo político ou pelo “ego” do atacante, que se orgulha de invadir determinado sistema.
DOS ou DDOS (Negação de serviço)
O ataque DOS(Denial of Service), ou negação de serviço, é um ataque onde é usado uma máquina para tirar do ar um serviço, quando este ataque é cordenado e distribuido, ou seja, quando um conjunto de computadores é usado no ataque, é chamado de DDOS(Distributed Denial of Service).
O DDOS é quando o atacante, usa vários computadores infectados por algum vírus, para mandar várias requisições ou solicitações de serviço para um mesmo site, fazendo assim, com que os recursos necessários para o seu funcionamento, como processamento, memória, conexões simultanêas, e espaço em disco sejam afetados e não suportem o grande número de solicitações.
Muitas vezes, os donos de muitas máquinas usadas para executar o DDOS, não tem o conhecimento de que tem malwares instalados em sua máquina e realizando esse tipo de coisa.
Esse tipo de ataque não prejudica o alvo, pois depois que acabam os ataques, o site volta