Ataque de 11 de Setembro
A estrutura das torres, era composta por 57 pilares de aço dispostos em cada fachada.Formados por chapas dobradas com tensão de escoamento entre 700 e 295 MPa e espessura variando entre 12,5 e 7,5 mm, os pilares apresentavam seção transversal de 35x35 cm, com distanciamento entre eixos de cerca de 1 m.Cada qual era revestido com chapas de alumínio, resultando em uma seção final de 45 x 45 cm. Estes uniam-se de três em três na altura do térreo, formando em cada fachada 19 pilares espaçados a cada 3 m. Todos eram interligados por vias periféricas de 1,32 m de altura , constituídas por chapas metálicas, que se uniam aos pilares por meio de cobre-juntas com 12 parafusos de cada lado. Externamente esta malha estrutural era a responsável pelo contraventamento dos edifícios.
Seguindo o esquema do tubo, as torres do WTC eram constituídas por dois tubos, um externo e um interno. O primeiro, medindo 63 x 63 m, era formado por colunas de aço com 36 cm de largura espaçada a cada metro. O segundo, no centro da torre – abrigando os elevadores, as escadas, os banheiros – tinha 41 x 46 m era constituídos por 41 pilares de aço. Os dois tubos eram ligados por treliças com 1 m de altura que suportavam o piso.
Os elevadores das torres gêmeas foram construídos de forma que existissem zonas de elevadores locais e expressos passando-se de um para outro nos chamados Sky-lobbies, com isso haveria ocupação de espaço menor.Porém a intensa pressão gerada pela alta