Ataque acido de materiais inorganicos
O experimento teve como objetivo verificar se o material tratado com soluções ácidas é, de fato, uma rocha calcária, analisando e estudando também as reações ocorridas.
Introdução
No experimento foi manipulado um ataque de mistura ácida sobre um material inorgânico. E nele houve a necessidade de cuidados e da compreensão de alguns métodos e conceitos, listados a seguir.
Abertura de amostra A expressão remete significado quanto a análise de uma substância para descobrir o que há nela e/ou quanto disso está presente. O procedimento pode ser feito por via úmida ou seca. Sendo possível o auxílio de ácidos, bases ou fótons. (HARRIS; Daniel, 2012)
Transferência quantitativa
Nada mais é que a transferência total do analito presente no recipiente para outro desejado. Por meio de uma lavagem com água destilada, o primeiro recipiente fica livre da substância enquanto o segundo recebe-a por completo.
Erros associados à abertura de amostra
Os instrumentos utilizados devem estar bem precisos e limpos, ou seja, é importante que a balança esteja calibrada, assim com a vidraria lavada. E antes da reação, muitas vezes a amostra que se quer examinar não é solúvel em água, o que se torna um problema já que para ser analisada aquela deve estar no estado líquido, tendo assim que ser adicionado um solvente à solução.
Erros de paralaxe
Esses erros são causados pelo mau posicionamento do observador, gerando um desvio óptico que acarreta na observação errada em uma escala de graduação, por exemplo. Por isso deve-se, sempre que possível, elevar à altura do olho o que se deve analisar. Para que assim o ângulo de incidência visual sobre o que se quer ver seja o melhor.
Preparo de soluções
O preparo de soluções tem faz parte da maioria dos métodos de análise. O torna de suma importância saber os muitos jeitos de expressar concentração de soluções, utilizar corretamente as vidrarias do experimento e resolver os cálculos para o seu preparo.