Astronomia
Observatórios Virtuais –Oficina de Astronomia (João Canalle)
OFICINA DE
ASTRONOMIA
Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle
Colaborador: Rodrigo Moura
Instituto de Física
UERJ
2
Observatórios Virtuais –Oficina de Astronomia (João Canalle)
OFICINA DE ASTRONOMIA
Prof. Dr. JOÃO BATISTA GARCIA CANALLE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ
INSTITUTO DE FÍSICA
Rua São Francisco Xavier, 524/3023-D, Maracanã
20559-900 Rio de Janeiro - RJ
Tel/fax (021) 587 - 7150
Tel/fax (021) 587 - 7447
canalle@uerj.br
3
Observatórios Virtuais –Oficina de Astronomia (João Canalle)
NOTA EXPLICATIVA
Esta é uma apostila e como tal é um material inacabado. O objetivo é justamente fazer com que a aplicação das atividades aqui descrita sejam testadas nas mais diversas situações e públicos, na esperança de receber críticas e comentários para aperfeiçoar o texto. Assim sendo, agradeceremos muito, a todos aqueles que manifestarem suas sugestões no sentido de dar clareza, correção e melhor compreensão a este texto.
O PROFESSOR E SEUS EXPERIMENTOS
O professor que constrói um experimento para explicar um fenômeno qualquer aos seus alunos consegue: 1º) ser diferente do outro professor que nada fez; 2º) motivar o aluno a participar de suas explicações; 3º) consolidar o próprio conhecimento 4º) ter melhores condições de fazer o aluno entender o que ele está explicando e 5º) quando o aluno percebe que está entendendo as explicações do professor e que este está preocupado com seus alunos, os mesmos retribuem ao professor, dando-lhe mais atenção, respeito, admiração e carinho. O professor, por sua vez, acaba ficando ainda mais motivado para fazer novos experimentos e com isso ainda mais reconhecimento terá pelo seu trabalho, o qual passará, então, a fazer com muito mais prazer.
O professor que sentir este prazer, terá despertado em si o dom da criatividade, porque durante as montagens dos experimentos ele freqüentemente terá que testar e