Astronomia
O ser humano sempre buscou compreender o funcionamento do Universo. Desde a Antiguidade, os povos observavam as estrelas, cometas e planetas para tentar desvendar os mistérios do espaço. Em diversas civilizações, por exemplo, muitas estrelas e planetas foram transformados em deuses. Muitas lendas contam a origem destes astros e delegam poderes especiais a eles. Mas foi somente durante o Renascimento Científico ( séculos XV e XVI ) que o homem passou a ter uma visão mais detalhada e significativa do Universo.
Astronomia grega antiga
Modelo Geocêntrica
A Terra no centro do universo Geocentrismo, idéia dominante na Astronomia na Antiguidade e Idade Média.
Um dos primeiros modelos foi de Aristóteles:
Modelo Heliocêntrico
O modelo heliocêntrico de Aristarco de Samos (Grego 310 a.C.-?230 a.C)
Aristarco construiu um modelo com duas hipóteses simplificadoras: 1- A Terra gira sobre si- o que explica o dia e a noite 2- A Terra gira ao redor do Sol e outros planetas também. Isto explica o movimento aparente do Sol e planetas.
A idéia era simples, mas o modelo falhava completamente: a) A tradição era contra. Era só uma idéia b) Não havia nenhuma evidencia da rotação da Terra c) Principalmente porque esse modelo apresentava, aos olhos dos filósofos de então, a falha imperdoável de se afastar do dogma platônico da imobilidade da Terra. Por essa razão, o Universo heliocêntrico de Aristarco ficou esquecido.
Nicolau Copérnico representou o Renascimento na Astronomia. Copérnico (1473-1543) foi um astrônomo polonês.
Estudou na Itália e leu sobre a hipótese heliocêntrica e achou que o sol no centro do universo era muito mais razoável do que a Terra.
Registrou suas idéias em um livro publicado no ano da sua morte_ De Revolutionlbus.
Os conceitos mais importantes foram:
Introduziu o conceito de que a Terra é apenas um dos seis planetas (então conhecidos) girando em torno do sol.
Colocou os planetas em ordem de distância ao sol: