A televisão
Televisão (TV)
HISTÓRIA:
Após a 2ª Guerra Mundial, em meados da década de 50, iniciou-se a Fase Moderna no Brasil. Em março de 1950, nasce a TV Tupí, a primeira rede de televisão do país, fundada por Assis Chateaubriand que também foi responsável pela chegada dos primeiros aparelhos televisores no Brasil (Assis foi também co-criador e fundador, em 1947, do Museu de Arte de São Paulo (MASP). A TV Tupi estreou seu primeiro programa com Hebe Camargo e Lima Duarte.
A comunicação dispara no Brasil na década de 70, onde o rádio, até então mídia dominante das propagandas no país, perde seu espaço para a TV, que segue até então como uma das principais mídias da atualidade.
PARA QUE SERVE?
A televisão, através de uma mistura de sons e imagens, serve para entreter e informar o público do qual a utiliza através de sua programação (esporte, música, novela, telejornais, desenhos, Power rangers etc.); para a venda de produtos e serviços e até propagandas políticas.
Como deve ser utilizada?
A televisão é hoje o meio de comunicação mais visto no Brasil. Tratando-se de Publicidade, ao se fazer um anúncio de um produto ou serviço, visando o lucro do cliente (anunciante), deve-se estudar a fundo o target da campanha publicitária, para que a comunicação seja eficiente e atinja satisfatoriamente o público desejado. A televisão atingi hoje praticamente todas as classes sociais. Segundo pesquisas, mais de 90% dos brasileiros mantêm o hábito regular de ver TV. Portanto, deve ser utilizada somente após pesquisas bem estruturadas sobre o público da campanha, após feito o briefing e o planejamento de mídia, de acordo com o pedido do cliente.
Características
A CAMPEÃ DA COBERTURA NACIONAL:
Segundo dados do IBGE, a televisão é, hoje, o meio de comunicação de maior penetração nos lares brasileiros. É sempre uma mídia indiscutivelmente favorável para as mais variadas finalidades.
ALTA COBERTURA EM TARGETS SOCIOECONÔMICOS:
Da mesma forma que a televisão