Astronomia
Segundo NICOLINI, Jean, autor do livro “Manual do Astrônomo Amador” A Astronomia é a ciência do céu, e o céu é tudo que existe, é o espaço incomensurável que envolve tudo, e o conjunto de estrelas cada uma delas o sol; é o sistema planetário, é Júpiter, Saturno, Marte, Vênus, é enfim nosso planeta, a Terra, que como os demais, gravita isolada no espaço. É a ciência do infinito e da eternidade, ela abarca tanto as origens como os extremos limites do futuro. A Astronomia tem por fim fazer-nos conhecer o Universo onde nos encontramos e do qual fazemos parte.
Ela deu origem a campos da física, biologia e matemática e contribuiu para a organização do tempo e espaço que é explorado pelos seres-humanos.
Ela estuda os astros por completo: sua composição, estrutura e movimentos. Também proporcionou à aeronáutica algumas ferramentas para a análise do aspecto das luzes, para a fusão nuclear, etc.
A astronomia surgiu para suprir as necessidades que a humanidade tem de saber, por exemplo, os dias do ano, a interferência que a lua tem nos oceanos, entre outras coisas.
Hoje em dia existem telescópios espalhados tanto na superfície da Terra quanto no espaço e captam desde raios gama, que é radiação eletromagnética e a emissão de raios gama sempre vem de materiais radioativos, até as longas ondas de rádio.
Há aproximadamente uma década não sabíamos de nossa galáxia ao certo e hoje já sabemos da existência de outras centenas de bilhões delas. E mesmo assim a humanidade insiste em acreditar que só exista vida em um planeta.
Mais uma coisa é certa como já descobrimos até hoje muitas coisas com a ajuda da Astronomia daqui para frente descobriremos mais e mais