Astronomia e sua influência no desenvolvimento das civilizações
COLÉGIO CÂNDIDO PORTINARI – SISTEMA INTEGRAL
2013
COLÉGIO CÂNDIDO PORTINARI – SISTEMA INTEGRAL
ASTRONOMIA E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DAS CIVILIZAÇÕES
Trabalho Científico apresentado à feira científica do Colégio Cândido Portinari, sob a orientação do professor Altemir A. Pereira Jr.
SANTA BÁRBARA D’OESTE, 14 DE JUNHO DE 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O trabalho a ser realizado terá como assunto principal a abordagem histórica da Astronomia e sua influência nas mais diversas civilizações. Começando pela formação do universo, será explicado como cada civilização passada desenvolveu seus conhecimentos astronômicos e como essas descobertas influenciam as pesquisas atuais.
Astronomia é definida como a ciência que estuda os corpos celestes, os fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra e se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica destes. De acordo com o dicionário, a Astronomia pode ser definida também como o conjunto de conhecimentos astronômicos de um povo, de uma época ou de um cientista.
1. SURGIMENTO DO UNIVERSO O primeiro evento notório astronômico é conhecido como Big Bang, que foi uma explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. Tal acontecimento resultou na criação de partículas que originaram os principais elementos químicos que consistem o universo: estrelas, planetas e galáxias. (FARIA, Romildo Póvoa et al. Fundamentos de Astronomia) “As galáxias são formadas de estrelas, milhões ou bilhões delas. Existem várias classificações para cada uma dependendo de sua forma, como por exemplo, galáxias irregulares, elípticas, espirais, como é o caso da Via Láctea, Andrômeda, entre outras. Entre as estrelas se encontra também muito gás e poeira, de fato três quartos da massa de uma galáxia está na forma de gás e poeira. Este é o material que restou de estrelas que já ‘se