Assunção - PB
O território atual do município de Assunção foi primeiramente povoado pelos índios Sucurus, nação valente e bravia que empreendeu resistência à estaca da colonização.
Pela pequena quantidade de riachos e a inexistência de rios de médio e grande porte não levaram os colonizadores a se interessarem tanto por este território. Requerimentos solicitando sesmarias datam de 1762.
A seca assolava o Nordeste no final do Século XIX e na década da primeira Guerra Mundial. A comunicação do Sertão ao Litoral era realizada em longos dias de trajeto o que dificultava ainda mais a situação dessa região. Em 1909, no governo de Nilo Peçanha, cria-se um órgão responsável por construir ferrovias, açudes, poços, estradas de rodagens e tudo o mais que precisasse tanto para dar empregos aos populares quanto mais para trazer desenvolvimento para essa região. Inicia-se a construção de uma estrada de rodagem que fosse desde o cariri ao sertão paraibano. Seu projeto seguia um roteiro que beneficiaria mais localidades do que realmente aconteceu. Comenta-se que a mudança no traçado da estrada foi devido ao apadrinhamento político entre Epitácio Pessoa e um chefe político campinense. Surge assim Assunção, construída na bifurcação da estrada e escorada na Serra da Borborema. Antes área coberta por matos, torna-se bastante movimentada pela construção da estrada e ali, onde estava cravado a ‘estaca zero’surge Assunção, construída na bifurcação da estrada e escorada na Serra da Borborema. Uns afirmam ser José Pedro Diniz como sendo o fundador do povoado da Estaca zero. Outros por sua vez atribuem a Pio Salvador a fundação. Existem ainda os que dizem ser Manuel Inácio Vitorino o verdadeiro fundador, pois este já possuía um casebre na beira da estrada da estrada onde vendia lenha. José Pedro monta um barracão para negociar frutas. Pio Salvador, por sua vez, decide construir uma casa-hotel para atender aos viajantes daquela região. Muitos são os envolvidos na