Assosiações
Trabalho realizado por:
Cristiana Oliveira
Fátima Cardoso
Inna Lavryk
Lucinda Barradas
Índice
Introdução 3
Associações de Moradores – Um projecto da comunidade 4
Anexos 12
Bibliografia 22
Introdução
Na elaboração deste trabalho, pretendemos informar, mostrar e realçar a importância da criação de associações, mais propriamente, uma Associação de Moradores.
Actualmente, deparamo-nos com uma sociedade extremamente focada em satisfazer o seu bem-estar, adoptando por vezes certas métodos que não são consideráveis os mais correctos para atingir determinados objectivos pessoais. As pessoas tornaram-se mais egoístas e desinteressadas, e já poucas aderem ao associativismo ou ao cooperativismo que outrora foi preponderante no nosso país, e que, no resto do mundo continua ainda hoje em constante expansão.
Ao longo do desenvolvimento deste trabalho, iremos desenvolver o conceito de Associação de Moradores, realçando a sua importância, os passos a seguir para a sua criação e os projectos que nela podem ser trabalhados. Salientaremos também um pouco as mudanças ocorridas após o 25 de Abril de 1974, que conduziram a evoluções na sociedade.
No âmbito desta pesquisa, iremos abordar duas associações específicas, sendo que a uma delas foi realizada uma entrevista no local.
Associações de Moradores – Um projecto da comunidade
1- Associação de Moradores (conceito)
O conceito de associação é basicamente denominado como sendo um grupo de duas ou mais pessoas que se organizam para defender os interesses comuns sem fins lucrativos e com personalidade jurídica. As associações são organizações sem fins lucrativos, isto é, o lucro obtido não é dividido pelos sócios, mas utilizado em benefício da associação.
Esta pode ser criada, pelo simples facto de determinado número de pessoas com objectivos comuns (podem ser colegas de trabalho, amigos,