: ASSOCIAÇÃO DOS TIPOS DE ROCHA E FORMAÇÃO DOS SOLOS
CURSO TECNICO EM MEIO AMBIENTE
DISCIPLINA – ANÁLISE DE SOLOS
TEXTO: ASSOCIAÇÃO DOS TIPOS DE ROCHA E FORMAÇÃO DOS SOLOS
A formação dos solos esta diretamente associada ao tipo de rocha, ou seja, ao material de origem. Os principais fatores responsáveis pela formação dos solos são: relevo, clima, material de origem, tempo e os organismos. Para que haja a formação dos solos é necessário que os processos de alteração físico e químicos do intemperismo haja sobre as rochas e os minerais.
As rochas são classificadas em ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas. O tipo de solo vai depender do tipo de rocha em que o solo se originou. As características do material de origem (rochas) vão determinar a velocidade das ações do intemperismo. O grau de consolidação das rochas vão condicionar a velocidade do intemperismo e influenciar na profundidade do solo. A granulação esta associada à composição mineralógica da rocha e vai determinar a textura do solo. A composição química das rochas vai determinar a estrutura física e as características estruturais dos minerais que por fim influirá no tipo de solo.
O tipo de solo em uma determinada região vai ser determinado pelos fatores de formação. Para que haja a formação de um Cambissolo é necessário que haja a heterogeneidade do material de origem, das formas de relevo e das condições climáticas. Tudo isso é essencial para a completa formação do solo, sendo que o material de origem vai ser o fator preponderante para a determinação do tipo de solo.